O QUE É SUTURA ENDOSCÓPICA?

A sutura endoscópica, anteriormente conhecida como gastroplastia endoscópica e popularmente conhecida como bariátrica por endoscopia, é um procedimento para o tratamento da obesidade. Ela é realizada em pacientes que são portadores da obesidade de grau I ou II e que não possam realizar uma cirurgia bariátrica.

Esse procedimento é realizado em mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, Ásia e Europa para tratar pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. Entenda mais sobre esse procedimento agora mesmo!

ENTENDA COMO FUNCIONA A SUTURA ENDOSCÓPICA

O procedimento da sutura endoscópica é uma ótima opção para realizar um bom tratamento da obesidade. Ele é realizado 100% por endoscopia e o paciente retorna para a sua casa no mesmo dia. Isso acontece porque a sutura é muito menos invasiva e não há tantos cuidados no pós-operatório — além disso, não necessita incisões. Dessa maneira, são realizados pontos no estômago, deixando-o de forma tubular.

Não há cortes e o estômago do paciente e a sutura endoscópica reduz cerca de 20% a 30% do peso total, pois há a redução da cavidade gástrica (também podem ser realizados outros procedimentos, como a remoção de tumores ou a fixação de próteses, quando necessário).

VEJA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA SUTURA ENDOSCÓPICA

A sutura endoscópica é considerada uma evolução no tratamento da obesidade. Confira quais são os seus principais benefícios:

• proporciona o retorno imediato às atividades do paciente;
  • não causa déficit absortivo, somente restritivo;
  • é menos agressiva do que uma cirurgia bariátrica;
  • o procedimento é muito rápido (em média 60 minutos);
  • baixo índice de complicações no pós-operatório; e
  • previne doenças relacionadas à obesidade.

CONFIRA QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES DA SUTURA ENDOSCÓPICA

Existem alguns casos em que a sutura endoscópica não pode ser realizada, por não ser indicada, como:

• alcoolismo;
  • dependência química;
  • depressão endógena;
  • gestantes;
  • hérnia de hiato;
  • doenças inflamatórias ou imunológicas do trato digestivo superior; e
  • doenças cardiorrespiratórias severas.

VEJA QUEM PODE REALIZAR ESSE PROCEDIMENTO

A sutura é realizada por um médico endoscopista especializado nesse procedimento. Ele solicita alguns exames, como: laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom de abdômen, endoscopia digestiva alta e raio x do tórax. O procedimento é realizado em um hospital e há a presença de um médico anestesista.

Você gostou de aprender mais sobre a sutura endoscópica? Se sim, aproveite para ler também: Redução De Estômago Sem Cirurgia? Saiba Como! Boa leitura!