GASTROENTEROLOGIA CLÍNICA

A Gastroenterologia Clinica é a especialidade médica que trata das doenças orgânicas e funcionais dos 09 órgãos do sistema digestório. Sendo eles: boca, esôfago, estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas, intestino delgado, intestino grosso e ânus.

O Gastroenterologista é o médico que atua na avaliação, prevenção, diagnóstico e tratamento de todas as doenças do sistema digestório. Entre as principais doenças tratadas pelo gastroenterologista destacamos as gastrites, esofagites, úlceras, pancreatites, intolerâncias à lactose, hepatites, pedras na vesícula, intestino irritável, doença intestinal inflamatória, constipação intestinal, diarreias, sangramentos digestivos, hemorroidas e suspeita de câncer.

No atendimento aos pacientes costuma-se fazer questionamentos específicos como hábitos intestinais, hábitos alimentares, história familiar, hábitos sociais (ex: banhos de rios, ingesta de bebida alcoólica etc) bem como o exame físico do abdome. Com frequência é necessário solicitar exames complementares como endoscopia, colonoscopia, ultrassonografia ou outros exames de imagem para confirmação dos diagnósticos e definição do tratamento clínico ou cirúrgico.

Por sua área abrangente a gastroenterologia é considerada a “especialidade mãe” de outras especialidades médicas como: Endoscopia digestiva, Hepatologia, Cirurgia do aparelho digestivo e Coloproctologia.

Os principais sintomas que justificam a procura de um médico gastroenterologista são: dores de estômago, queimação, vômitos, má digestão, estufamento abdominal, mau hálito, diarreia, intestino preso, cólicas abdominais, sangramentos digestivos etc.

Na Clínica SCOPPO temos gastroenterologistas capacitados para realizar o seu atendimento, bem como a possibilidade de realizar vários exames complementares específicos como: endoscopia digestiva alta, colonoscopia, retossigmoidoscopia, anuscopia, teste respiratório para intolerância à lactose, intolerância à frutose, sobrecrescimento bacteriano do intestino delgado e tempo de trânsito oral-fecal.

Entre em contato agora e tire suas dúvidas