A sutura endoscópica, anteriormente conhecida como gastroplastia endoscópica e popularmente conhecida como bariátrica por endoscopia, é um procedimento para o tratamento da obesidade. Ela é realizada em pacientes que são portadores da obesidade de grau I ou II e que não possam realizar uma cirurgia bariátrica.
Esse procedimento é realizado em mais de 50 países, incluindo os Estados Unidos, Ásia e Europa para tratar pacientes com sobrepeso e obesidade mórbida. Entenda mais sobre esse procedimento agora mesmo!
ENTENDA COMO FUNCIONA A SUTURA ENDOSCÓPICA
O procedimento da sutura endoscópica é uma ótima opção para realizar um bom tratamento da obesidade. Ele é realizado 100% por endoscopia e o paciente retorna para a sua casa no mesmo dia. Isso acontece porque a sutura é muito menos invasiva e não há tantos cuidados no pós-operatório — além disso, não necessita incisões. Dessa maneira, são realizados pontos no estômago, deixando-o de forma tubular.
Não há cortes e o estômago do paciente e a sutura endoscópica reduz cerca de 20% a 30% do peso total, pois há a redução da cavidade gástrica (também podem ser realizados outros procedimentos, como a remoção de tumores ou a fixação de próteses, quando necessário).
VEJA QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA SUTURA ENDOSCÓPICA
A sutura endoscópica é considerada uma evolução no tratamento da obesidade. Confira quais são os seus principais benefícios:
- proporciona o retorno imediato às atividades do paciente;
- não causa déficit absortivo, somente restritivo;
- é menos agressiva do que uma cirurgia bariátrica;
- o procedimento é muito rápido (em média 60 minutos);
- baixo índice de complicações no pós-operatório; e
- previne doenças relacionadas à obesidade.
CONFIRA QUAIS SÃO AS RESTRIÇÕES DA SUTURA ENDOSCÓPICA
Existem alguns casos em que a sutura endoscópica não pode ser realizada, por não ser indicada, como:
- alcoolismo;
- dependência química;
- depressão endógena;
- gestantes;
- hérnia de hiato;
- doenças inflamatórias ou imunológicas do trato digestivo superior; e
- doenças cardiorrespiratórias severas.
VEJA QUEM PODE REALIZAR ESSE PROCEDIMENTO
A sutura é realizada por um médico endoscopista especializado nesse procedimento. Ele solicita alguns exames, como: laboratoriais, eletrocardiograma, ecocardiograma, ultrassom de abdômen, endoscopia digestiva alta e raio x do tórax. O procedimento é realizado em um hospital e há a presença de um médico anestesista.
Você gostou de aprender mais sobre a sutura endoscópica? Se sim, aproveite para ler também: Redução De Estômago Sem Cirurgia? Saiba Como! Boa leitura!