Qual o melhor balão para mim

Atualmente temos disponíveis 03 tipos de Balões intragástricos no mercado. Sendo eles: O balão líquido de 6 meses, o balão de ar e o balão líquido ajustável de 12 meses. Cada balão tem suas particularidades, vantagens e desvantagens.

O balão líquido de 6 meses é o balão que está há mais tempo no mercado, sendo o que melhor temos conhecimento sobre seus resultados, manejo e intercorrências. Ele é preenchido com 400 a 700 ml de líquido (Soro fisiológico + azul de metileno) e por não ser ajustável, seu volume não pode ser alterado durante o tratamento. Portanto, se o paciente não tiver tolerando o mesmo durante a fase de adaptação, só temos a possibilidade de retirá-lo, assim como se após os primeiros 3 meses de tratamento, em que a perda de peso normalmente diminui, não é possível aumentar o seu volume.

O balão ajustável de 1 ano é um balão mais novo e ele além de permitir um tempo maior de tratamento, também permite que o seu volume possa ser ajustável durante o tratamento. As principais vantagens desse balão é permitir um tratamento mais prolongado, diminuindo dessa forma os índices de reganho de peso após a sua retirada, mas a sua principal vantagem é a possibilidade de ajustar o seu volume, tanto para menos, permitindo melhor adaptação na fase inicial do tratamento, quanto para mais, permitindo otimizar a perda de peso no final do tratamento. A sua principal desvantagem é o maior risco de complicações como abertura de úlceras no estômago, devido ao fato da válvula externa, que permite o ajuste, ficar fazendo “atrito” na parede do estômago. Dessa forma o acompanhamento desse balão precisa ser bem mais próximo ao médico.

O balão de ar de 6 meses foi recentemente reintroduzido no mercado. Seu principal mecanismo de ação é ocupar espaço no estômago, uma vez que o balão não faz “peso”, porém ele permite ocupar mais espaço no estômago. Sendo ideal para pacientes que apresentam intolerâncias aos sintomas de náuseas e vômitos. Sua principal vantagem é ser melhor tolerado, uma vez que os sintomas da fase de adaptação são mais brandos. A sua principal desvantagem é o fato do balão não ter o marcador (azul de metileno) em caso de rompimento (raríssimo) e dessa forma o controle da sua localização é apenas por radiografia.

Converse com o seu médico e verifique a melhor opção para você.