Nos acompanhe também nas redes sociais

Para que serve a tireoide? Você sabe?

Para que serve a tireoide? Você sabe?

Em algum momento da sua vida, você já deve ter ouvido falar sobre a Tireóide, certo? Mas você sabe realmente para que serve esta glândula? E qual o impacto dela para a sua saúde? Nós vamos responder essas e outras perguntas no artigo de hoje!

 

Muitas pessoas relacionam a tireoide às alterações de peso. No entanto, essa glândula tem uma função que vai muito além disso. Quer entender um pouco melhor sobre o que estamos falando? Então prossiga com a leitura.

 

O que é Tireoide?

 

Pequena, mas potente. A Tireoide é uma glândula que controla todo o metabolismo do nosso corpo. Ela fica localizada na parte da frente de nosso pescoço, logo abaixo do que chamamos de “pomo de adão”.

 

Mas como uma glândula tão pequena, com cerca de 25 gramas, consegue ter tamanho controle sobre nosso organismo?

 

A Tireoide faz isso através da produção de dois hormônios: T3, ou triiodotironina, e T4, também chamado de tiroxina. Esses hormônios regulam o gasto energético e a temperatura corporal. Além disso, eles atuam nas funções do fígado, rins, coração e cérebro, o que interfere diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, memória, humor, fertilidade e, até mesmo, ciclo menstrual.

 

Vale lembrar que tanto a falta desses hormônios no organismo, quanto o excesso dos mesmos, pode acarretar em vários danos para a saúde. E mesmo que boa parte das disfunções na tireoide sejam resultado de condições genéticas, para evitar esses problemas, é preciso investir esforços em uma alimentação adequada.

 

Como minha alimentação auxilia no desempenho dos hormônios da tireoide?

 

Um cardápio equilibrado pode impactar diretamente no desempenho dos hormônios T3 e T4. Eles são fundamentais para o bom funcionamento de algumas células do seu organismo. E como a matéria-prima para a formação desses hormônios é o iodo, é interessante incluir na alimentação:

 

  • Sal ioado ou marinho: pois a indicação da OMS é a ingestão de pelo menos 5 gramas de iodo por dia;
  • Peixes de água salgada, mariscos e algas: que além de serem alimentos ricos em iodo, são ótimas fontes de nutrientes; tudo isso com o equilíbrio correto, obviamente;
  • Castanhas: pois esses alimentos auxiliam na produção dos hormônios T3 e t$ pela tireoide;

 

Lembre-se que também existem alimentos que devem ser evitados durante sua dieta de equilíbrio da tireoide. A soja, os vegetais crucíferos (como couve flor e brócolis crus) e o sal rosa são alguns exemplos de coisas que você deve manter bem longe da sua cozinha.

 

Como lidar melhor com os problemas de tireoide?

 

Se a condição é inevitável, é preciso saber a melhor forma de andar ao lado dela. Além da alimentação adequada, você pode tomar outros cuidados para que a sua rotina não seja prejudicada pelos problemas trazidos pela tireoide.

 

Com o apoio médico, você pode solicitar exames regulares para alcançar diagnósticos mais precisos. Além disso, se você tiver um bebê, não esqueça de realizar o teste do pezinho logo nos primeiros dias de vida dele. Afinal, as disfunções na tireoide podem ser genéticas e podem ser diagnosticadas já neste exame.

 

Procure por um médico especializado. Aqui na Clínica Scoppo, nós temos um corpo profissional robusto para atender às suas disfunções com a tireoide. Saiba mais sobre nosso trabalho clicando aqui!

 

Compartilhe:

Leave comment

Rua Mato Grosso, 306, conjunto 1809

Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 2883-5691/ 2883-5692

Ligue agora e fale conosco!

MANDE UMA MENSAGEM

(11) 975155308