O Balão intragástrico é uma prótese de silicone que é posicionado dentro do Estômago, por via endoscópica, sem necessidade de cirurgias ou internações. O médico endoscopista habilitado preencherá a prótese de 500 a 700 ml de soro fisiológico e azul de metileno, a depender da altura e tamanho do Estômago do paciente. O azul de metileno servirá de marcador em casos de possíveis problemas com o dispositivo, como por exemplo: vazamentos ou rompimentos do balão.
O balão intragástrico ocupará cerca de 50 a 60% do volume do Estômago e promoverá uma sensação de saciedade ao paciente através de 3 mecanismos: ação mecânica, hormonal e neural.
Mecânica: O balão intragástrico fica posicionado no Estômago justamente no local de acomodação de comida, literalmente “brigando” por espaço com a comida e retardando a passagem da mesma até o intestino.
Hormonal: O balão estimula a liberação de alguns hormônios que estimulam o hipotálamo causando saciedade.
Neural: O balão realiza uma compressão nas paredes do Estômago, estimulando receptores que emitem estímulos para o cérebro “avisando” que o paciente encontra-se saciado.
Esse conjunto de fatores fará com que o paciente realize uma menor ingesta de alimentos e se sentirá satisfeito mais rapidamente, isso promoverá uma perda de peso gradual e em conjunto com uma equipe interdisciplinar especializada terá a chance de realizar uma mudança de hábitos alimentares para o restante da vida.