Quando optar pelo plasma de argônio?

Plasma de argônio

Quando optar pelo plasma de argônio?

O Plasma de Argônio é uma técnica muito utilizada para diversas finalidades, como estancar sangramentos no estômago, dissecar tumores que representam algum risco à saúde, cauterizar lesões que não param de sangrar em todo trato digestivo, dentre outros.

Embora seja usado há muito tempo no Brasil, em 2009 ele foi utilizado com outro propósito: fechar anastomoses entre o estômago e o intestino. O intuito foi evitar o reganho de peso dos pacientes após a cirurgia bariátrica. A ideia foi bem sucedida, e desde então, o Plasma de Argônio também tem sido utilizado com esta finalidade.

Por não se tratar exatamente de um processo cirúrgico, já que é feito através de uma endoscopia, é muito eficiente e seguro, e o índice de complicações é bem baixo. Não é necessário nem mesmo usar anestesia geral!

O Plasma de Argônio é recomendado para quem fez a cirurgia bariátrica do tipo By Pass e que apresentaram reganho de peso após o procedimento cirúrgico.

Qualquer pessoa pode fazer?

Existem algumas contraindicações para o procedimento como gravidez, doenças cardiovasculares ou pulmonares graves, mas a principal contraindicação é o fato do paciente ter realizado outras cirurgias bariátricas que não seja o By Pass.

Como é feito o procedimento?

O procedimento é simples e sem complicações. É feito através de endoscopia, onde o médico insere um cateter dentro do endoscópio. Uma corrente elétrica é aplicada e como o argônio (gás) conduz eletricidade, ele desnatura e faz uma retração importante no tecido, diminuindo assim o diâmetro da anastomose (passagem do novo estômago para o intestino).

Realizado o procedimento, é recomendado que o paciente siga uma dieta restrita por no mínimo 20 a 30 dias. Além disso, é recomendado tomar medicação que proteja o estômago, mas sempre com prescrição médica.

Não é no primeiro tratamento que os resultados são alcançados. Geralmente, é preciso fazer duas ou três sessões. O acompanhamento de um nutricionista e psicólogo é fundamental para a recuperação do paciente.

O procedimento é muito seguro, e raramente há complicações em pacientes. O que pode acontecer é o fechamento exagerado da anastomose, mas mesmo assim, o índice é de 1% em média.

A eficiência do Plasma de Argônio é muito alta. Vários estudos clínicos mostram que cerca de 80% dos pacientes perdem de 80 a 100% do peso que ganharam novamente após uma cirurgia. São poucos os pacientes que não obtêm sucesso com o procedimento!

Gostaria de saber mais sobre a realização do Plasma de Argônio? Entre em contato com a Clínica Scoppo!