A única forma de você alcançar seus objetivos é fazer os exercícios físicos da forma correta. Somente assim você consegue obter máximo desempenho em cada uma das atividades e desfrutar dos resultados o mais rápido possível.
Para te ajudar com isso, nós preparamos algumas dicas para você identificar se está se exercitando do jeito certo. Continue lendo para saber mais!
Você se exercita da forma correta?
Começar academia, cuidar da alimentação e tomar muita água não é o suficiente para você conquistar seus resultados. Seja lá qual for o seu objetivo, se é emagrecer, ganhar massa ou simplesmente levar uma vida menos sedentária, é preciso se exercitar corretamente.
Afinal, realizar exercícios de uma forma errada pode não só diminuir a efetividade das suas atividades físicas, como também causar alguma lesão no seu corpo com o passar do tempo. Então, o cuidado é fundamental em momentos como esse.
Abaixo, listamos alguns cuidados que você deve obter ao se exercitar. Sempre que for realizar uma atividade, não esqueça desses tópicos, pois eles vão garantir que seus exercícios sejam seguros e efetivos.
1. Cuidado com a coluna
Pode parecer um lembrete bobo, mas as pessoas normalmente não prestam atenção na postura ao se exercitar. Isso porque, com o tempo, os movimentos ficam tão automatizados, que prestar atenção nesses detalhes nem passa pela nossa cabeça.
Ao realizar as suas atividades físicas, não se curve ou empine o bumbum. Afinal, essas atitudes sobrecarregam as articulações e podem causar lesões sérias, além de causar aquelas dores desconfortáveis nas costas.
Por fim, procure sempre deixar a coluna ereta. Para isso, você pode contar com o apoio do seu CORE — aquela região que abrange o abdome, lombar e glúteos. Ao se exercitar, contraia essa região, pois ficará mais fácil manter a coluna do jeito correto.
2. Respeite os seus limites
Sempre que for realizar um exercício, seja ele uma corrida no parque ou uma ida à academia, procure ao máximo respeitar seus limites. Quando você ultrapassa a sua capacidade, você corre sérios riscos de prejudicar a coluna e outros membros do corpo, além de, é claro, prejudicar os resultados da atividade.
Sendo assim, entenda seu corpo, suas limitações, e saiba a hora certa de dar um passo a mais. Nesse processo, utilize a sua respiração como aliada. Ela pode fazer toda a diferença na realização do exercício.
3. Converse com um médico
O acompanhamento médico é muito importante para que você se exercite da forma correta. Pois o profissional consegue identificar com maior facilidade quais são suas dificuldades e quais membros devem ser “atacados” por ordem de prioridade.
Além disso, os médicos passam informações mais precisas sobre suas condições corporais, que podem ser passadas ao profissional da academia para que treinos personalizados sejam desenvolvidos.
Desse modo, é possível ser mais assertivo nos exercícios, indo direto ao ponto para atingir os resultados esperados.
Converse com os profissionais da Clínica Scoppo e realize uma consulta. Assim, você garante um acompanhamento de qualidade, feito na medida certa para você.