Todos buscam por um vida mais feliz e com mais longevidade, para isso é necessário adotar hábitos mais saudáveis que cada vez mais está comprovado trazer mais qualidade de vida.
Muitas pessoas já se conscientizaram que é possível viver melhor, com mais saúde e disposição, com passos simples em substituição a outros. Mesmo sabendo que ainda não é possível impedir o envelhecimento, já sabemos que atitudes que tomamos hoje interfere na qualidade de vida durante a velhice.
Isso sem contar em todas as doenças que podem ser prevenidas com a adoção de hábitos saudáveis.
Como podemos ter um estilo de vida mais saudável?
Ter saúde é unir bem estar físico, mental e social, de acordo com a OMS ( Organização Mundial de Saúde). Ou seja, ser saudável, vai muito além de não estar doente. Para ter saúde é necessário manter um equilíbrio em todas essas áreas.
Grande parte das doenças é causada por uma combinação muito frequente na rotina diária: Má alimentação, sedentarismo e estresse.
Hipertensão, diabetes, depressão, ansiedade e ataques cardíacos são alguns dos exemplos mais comuns provocados pelos maus hábitos da vida moderna.No entanto, a adoção de um estilo de vida saudável pode prevenir a grande maioria dessas patologias. Incluir novos e bons hábitos é o primeiro passo para ficar longe de consultórios médicos e filas de hospitais.
A ciência comprova que algumas alterações simples no dia a dia como alimentar-se melhor, dormir bem e fazer atividades físicas são costumes que garantem maior expectativa de vida e proporcionam uma rotina mais feliz.
Alimentação Saudável
A reeducação alimentar pode prevenir diversas doenças como infarto, derrames, obesidade, diabetes, hipertensão e até mesmo o câncer. Substitua doces, gorduras saturadas, carboidratos ruins e sal por legumes, frutas, grãos e temperos e ervas naturais. Só com essa mudança você já consegue ter uma melhora na sua qualidade de vida.
A Prática Regular de Exercícios
Comece a praticar atividades físicas agora mesmo e mantenha distância da obesidade, hipertensão e doenças cardíacas.
Uma simples caminhada já ajuda muito. De acordo com uma pesquisa realizada pela Faculdade de Medicina da USP, uma hora de caminhada é o suficiente para reduzir a pressão arterial pela as próximas 24 horas.
A mente também se beneficia da prática de exercícios físicos. De acordo com um estudo norte-americano publicado pela revista Neuroscience, ao praticarmos exercícios produzimos uma substância que estimula o nascimento de novos neurônios, o que proporciona a melhoria das atividades cognitivas.
Mantenha a Calma e Cuide do seu Coração
Uma pesquisa realizada pela Secretaria do Estado de São Paulo mostrou que o estresse pode desencadear ataques no coração. Dentre as 100 mil pessoas analisadas, 46% apresentavam índices de estresse e, consequentemente, problemas cardiovasculares.
Embora o estresse não seja considerado uma doença, ele é um fator que atua ativamente no desenvolvimento de diversas doenças. Por isso, manter a calma, fazer atividades relaxantes e tentar não absorver os conflitos do cotidiano ajudam muito a cuidar do seu coração.
Controle a Respiração
Respiramos de forma automática e não prestamos atenção devida a nossa respiração. A maioria das pessoas não sabe respirar e não se dá conta que as vantagens de saber respirar vai muito além de levar oxigênio ao organismo.
A meditação é um exercício que ensina a respirar e conquistar mais equilíbrio, energia e bem estar através da prática da respiração.
Respirar de maneira consciente combate os desgastes físicos e mentais, espanta o estresse, a ansiedade e até mesmo a insônia.
Cultive os Bons Relacionamentos
Mantenha uma boa rede de relacionamentos, não se prive do convívio social, pois perder esse apoio pode ser mais fatal que a obesidade, sedentarismo e até mesmo o cigarro.
Um estudo realizado pela Universidade Brigham Young (EUA) revelou que pessoas que têm amigos, vizinhos e relacionamentos afetivos podem viver até 50% mais que as isoladas.
Ter uma vida mais saudável é uma questão de escolha, e você pode escolher agora mesmo ter uma vida mais equilibrada e feliz. Faça uma lista das pequenas mudanças que você pode fazer no seu dia a dia escolha uma e comece a colocar em prática imediatamente.
Lembre se que grandes mudanças começam com o primeiro passo, em pouco tempo você vai começar a ver os frutos da sua escolha e aderir mais bons hábitos.