Doença do Refluxo gastroesofágico (DRGE). Como melhorar meus sintomas?

Quando nos alimentamos, os alimentos mastigados na boca passam pela faringe, esôfago e caem no estômago. Entre o esôfago e o estômago há uma válvula que abre para dar a passagem aos alimentos. Essa válvula se fecha quando cumpre a função, impedindo que o suco gástrico penetre no esôfago.

O refluxo gastroesofágico acontece quando essa válvula não funciona de forma adequada, então, há um retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago e em direção à boca. Da mesma maneira, o ácido do estômago sai do seu interior e tudo isso pode causar dor, azia, inflamação, tosse, doenças pulmonares, entre outros.

Para diagnosticar o problema, a endoscopia digestiva alta pode ajudar. Ela é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e a primeira parte do intestino delgado. O aparelho de endoscopia é constituído por um tubo flexível com uma câmera na ponta que capta as imagens do sistema digestivo alto. Esse exame é indolor e rápido. Na endoscopia, também podemos realizar biópsias e pesquisa da bactéria Helicobacter Pylori.

O tratamento para o refluxo gastroesofágico pode ser clínico, endoscópico ou cirúrgico. Seja qual for a solução apresentada, é essencial que o paciente emagreça, evite alimentos e bebidas que possam agravar o quadro, pratique exercícios físicos e não se deite logo após as refeições.

No tratamento clínico, utiliza-se a administração de medicamentos que têm a capacidade de diminuir a produção de ácido pelo estômago. O tratamento endoscópico chama-se STRETTA e é menos invasivo que a cirurgia. Já esta pode ser realizada de forma convencional ou por laparoscopia.

Sabia que aqui, na Clínica Scoppo, temos diversas especialidades médicas que podem lhe ajudar? Além disso, os tratamentos mais modernos, eficientes e sofisticados estão aqui. Entre em contato conosco agora mesmo e agende a sua consulta.