Os termos coloproctologia e proctologia ainda geram dúvidas entre as pessoas. Afinal, qual a diferença entre eles?
Antes de explicarmos o que difere os dois profissionais, é importante entender a origem dos termos.
Proctologia é uma especialidade médica que estuda, diagnostica e trata problemas de saúde relacionados ao ânus e o reto.
Já a coloproctologia significa praticamente o mesmo. A especialidade também era responsável pelas enfermidades acometidas no ânus e reto. Mas com a adição do termo “colo”, ela passou a diagnosticar e tratar os problemas também relacionados ao intestino delgado e intestino grosso, o cólon. Daí o nome colo.
O que faz um coloproctologista?
O coloproctologista é o médico especializado em diagnosticar e realizar os tratamentos necessários nas regiões do ânus, reto, intestino delgado e intestino grosso.
Os tratamentos podem ou não ser cirúrgicos. Este profissional é indicado no tratamento de constipação intestinal, doenças relacionadas a relação sexual anal, prevenção de câncer de intestino, prevenção e tratamento de algumas DST’s e problemas de evacuação.
Abcessos perianais, hemorroidas e DST’s são algumas das doenças tratadas por este profissional.
O médico especializado na área também é responsável por fazer exame de toque retal para a prevenção do câncer de próstata nos homens.
Quando consultar um coloproctologista?
O ideal é que as consultas sejam anuais após os 50 anos de idade, para prevenção de doenças.
Se houver histórico familiar de câncer intestinal, é importante começar a fazer os exames de prevenção a partir dos 40 anos de idade.
Mas alguns sintomas de doenças podem ser indicativos de que é hora de procurar por um especialista. Por exemplo:
- Prisão de ventre;
- Sangramento na região anal;
- Cólica frequente;
- Diarreia;
- Constipação anal.
Se você deseja agendar uma consulta com um coloproctologista, envie uma mensagem para nós e entre em contato através do nosso número!