Para início de conversa, ressaltamos que a cirurgia bariátrica e metabólica é um procedimento cirúrgico regulamentado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Portanto, trata-se de uma cirurgia segura que, há mais de 10 anos, vem ajudando diversas pessoas que prezam pela sua qualidade de vida e bem-estar.
No entanto, ela não é indicada para todas as pessoas. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o tema.
Quais são os critérios para avaliar a indicação da cirurgia bariátrica e metabólica?
Para avaliar se um paciente precisa ou não da cirurgia bariátrica e metabólica, o médico avalia quatro critérios principais. São eles:
- índice de massa corporal (IMC);
- idade;
- doenças associadas;
- tempo de doença.
Somente depois dessa análise completa, ele indica (ou não) esse tipo de tratamento.
Quem pode realizar a cirurgia bariátrica e metabólica?
Como vimos, nem todas as pessoas podem realizar a cirurgia bariátrica e metabólica.
Vale ressaltar que o médico é quem poderá indicar o melhor tratamento, pois precisamos considerar que cada caso precisa ser analisado na sua individualidade.
No entanto, como regras gerais, os seguintes casos podem realizar a cirurgia:
- pacientes com IMC acima de 40 kg/m² — independentemente da presença de comorbidades;
- IMC entre 35 e 40 kg/m² — na presença de comorbidades;
- IMC entre 30 e 35 kg/m² — na presença de comorbidades que tenham obrigatoriamente a classificação “grave” por um médico especialista na respectiva área da doença.
Outro critério analisado é a idade. Pacientes entre 30 e 60 anos podem realizar a cirurgia. Acima dessa idade, recomenda-se uma avaliação individual. Da mesma maneira, para pacientes menores de idade é necessária a autorização dos responsáveis — e eles precisam se responsabilizar pelo acompanhamento no processo de recuperação.
Quer saber se você está apto a realizar esse tipo de procedimento?
Agende uma consulta na nossa clínica para conversarmos sobre o melhor tratamento da obesidade.