Doença de Crohn: sintomas, diagnóstico e tratamento

A Doença de Crohn é uma das doenças inflamatórias intestinais (DII) que se caracteriza por uma inflamação grave no trato gastrointestinal.

A doença é crônica e, embora possa afetar qualquer parte do trato gastrointestinal (que vai da boca até o ânus). Ela acomete, predominantemente, a parte inferior do intestino delgado (íleo) e intestino grosso (cólon).

Ela não tem uma causa definida, porém, é sabido que é uma desregulação do sistema imunológico na hora de reconhecer nossa microbiota normal.

Sintomas da Doença de Crohn

Os sintomas da Doença de Crohn podem variar desde os mais leves aos mais graves. Normalmente, eles são:

• Diarreia;
  • Cólica abdominal;
  • Febre;
  • Sangramento retal;
  • Perda de apetite;
  • Perda de peso subsequente.

Diagnóstico da Doença de Crohn

Para diagnosticar a Doença de Crohn precisamos solicitar alguns exames laboratoriais e de imagem. Além disso, ao confirmar o diagnóstico, é preciso determinar a localização para propor o tratamento ideal.

A confirmação da Doença de Crohn pode ser:

• Radiológica: RX – trânsito intestinal, ultrassom, tomografia e ressonância;
  • Endoscópica:  colonoscopia, enteroscopia, cápsula endoscópica, endoscopia alta e biópsia.

Tratamento para a Doença de Crohn

A Doença de Crohn, por ser uma doença crônica, não tem cura, mas tem tratamento, controle e seguimento padronizado. Os medicamentos reduzem a inflamação e controlam os sintomas. Além disso, uma dieta controlada também contribui com o tratamento.