IMC é a sigla para Índice de Massa Corpóreo. Este cálculo é realizado para saber se a pessoa está com o peso adequado de acordo com a sua altura.
É muito importante que o cálculo seja realizado periodicamente, porque estar acima ou abaixo do IMC ideal pode influenciar muito o estado de saúde de uma pessoa. Caso ela esteja abaixo do peso ideal, por exemplo, pode correr risco de desnutrição.
Por outro lado, se o IMC estiver mais alto do que o ideal, corre o risco de desenvolver doenças coronárias, diabetes, hipertensão e obesidade. Além do cálculo, é importante realizar exames para saber se o paciente tem predisposição a desenvolver algum problema de saúde mais grave.
Se o IMC estiver muito alto, como baixá-lo?
Se o resultado do IMC estiver acima do esperado, é importante adotar hábitos e práticas para baixá-lo. Se a pessoa em questão não tem a vida esportiva ativa nem muita massa magra, é um sinal de que precisa recorrer à ajuda para perder peso.
Para isso, é importante aumentar o consumo de alimentos naturais, ricos em vitaminas, minerais e proteínas. Ao mesmo tempo, é necessário diminuir o consumo de alimentos ricos em gordura e açúcar, especialmente os industrializados.
E claro, levar em paralelo com a prática de atividades físicas. Lembrando que tanto para a reeducação alimentar quanto para os exercícios físicos, é importante sempre ter o acompanhamento de profissionais da saúde.
Recorrer ao consumo de alimentos termogênicos acelera o metabolismo e consequentemente a queima de gordura. Alimentos como canela, gengibre, pimenta, chá verde e chá de hibisco são ótimos para este propósito, além de fortalecerem a imunidade.
Já se o IMC estiver abaixo do esperado, é preciso fazer o contrário, ganhar massa muscular. Recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em boas calorias, carboidratos complexos, vitaminas, minerais e proteínas.
E muito cuidado para não se enganar e comer alimentos ricos em calorias pobres, gordura e açúcar. Eles não aumentam a massa magra corporal e ainda aumentam as chances do desenvolvimento de doenças ligadas ao coração.
Em alguns casos, o IMC não deve ser calculado. Você sabe quais?
O IMC, apesar de sua importância, nem sempre deve ser utilizado para calcular o peso de uma pessoa, porque pode apresentar falhas dependendo da situação.
Por exemplo:
- Atletas e pessoas com alto índice de massa magra: o método não é o mais indicado. O ideal é medir o tamanho do pescoço.
- Gestantes também não devem se basear no IMC, já que o crescimento do bebê aumenta consideravelmente o seu peso.
- Idosos têm redução gradativa da massa corporal e, por isso, o IMC já não é eficiente.
Um acúmulo pequeno de gordura é importante para que a pessoa tenha a sua própria reserva de energia, mas quando ele está em excesso, o sangue tem sua passagem dificultada através de veias e artérias, o que pode causar entupimento e até parada cardíaca.
Portanto, a regra é simples: está com o IMC acima do ideal? Alimentação saudável e exercícios físicos para queimar gordura são a recomendação. Está com o IMC abaixo do recomendado? Dieta e atividades físicas para ganho de massa muscular é o ideal.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a Clínica Scoppo e saiba mais!