Nos acompanhe também nas redes sociais

O que é o exame de EDA?

O que é o exame de EDA?

A endoscopia digestiva alta (EDA), cujo termo técnico é esofagogastroduodenoscopia, é um procedimento utilizado para visualizar o tubo digestivo superior. Ele é um exame bastante utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos, como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros. 

 

Por meio do já conhecido endoscópio, um tubo fino que tem um microcâmera em sua extremidade, vai permitir que o médico visualize as paredes do esôfago, estômago e duodeno para fazer o diagnóstico.

 

Mas você sabe qual é a sua importância e como ele é feito? Confira tudo sobre o EDA em nosso artigo.

 

O que é a Endoscopia Digestiva Alta?

 

A Endoscopia Digestiva Alta (EDA) é um exame que analisa a mucosa do esôfago, estômago e primeira parte do intestino delgado. Ele é feito usando um tubo (gastroscópio) que tem uma câmera em sua ponta e que é responsável por capturar as imagens do sistema digestivo alto. 

 

A endoscopia é um exame feito sob sedação, com o paciente dormindo, rápido e com poucas complicações. Nesse exame também pode ser realizado biópsias e pesquisa da bactéria Helicobacter pylori, por exemplo, que são de extrema importância para a saúde de cada paciente.

 

Como é feito o exame?

 

Depois de uma anestesia, o paciente é sedado. E depois da sedação, o exame começa através de um aparelho flexível, chamado de gastroscópio, que é inserido no esôfago do paciente. Esse instrumento é constituído por uma câmera, fibras de luz e fibras ópticas, que conduzem a imagem até uma vídeo processadora que está conectada a um computador e sistema de captura de imagem.

 

Ele percorre o sistema digestivo insuflando ar para visualização interna das paredes dos órgãos. As imagens obtidas por meio da microcâmera são transmitidas para um monitor e costuma durar de 5 a 10 minutos para diagnóstico e cerca de 20 a 30 minutos nos demais casos.

 

Em que situações a endoscopia digestiva alta diagnóstica é indicada?

 

As principais indicações do exame de EDA são: dores e queimação na região do estômago, desconforto abdominal, vômitos, tosse crônica, sangramentos digestivos, suspeita de doença celíaca, investigação de anemia e emagrecimento, etc.

 

Os médicos costumam prescrever esse exame para identificar a causa de desconfortos abdominais duradouros, quando o paciente apresenta sintomas com essas dores e demais sintomas citados acima, além de casos de suspeita de sangramento interno.

Como é o preparo para  a endoscopia digestiva alta?

Para a realização da EDA, é preciso apenas que o paciente fique em jejum. Esse período sem ingestão de alimentos para que tudo ocorra bem durante o exame deve ser de 8hs para sólidos, 6hs para líquidos e 4hs para água.

 

Quais os motivos principais para realizar a EDA?

 

A endoscopia digestiva alta é utilizada para diagnosticar e, por vezes, tratar algumas doenças que afetam o tubo digestivo superior, nomeadamente o esófago, o estômago ou o duodeno.

 

Está recomendada nas seguintes situações:

 

  • Investigação de sintomas: azia, náuseas, vômitos, dor ou desconforto abdominal, má digestão, dificuldade em deglutir, hemorragia digestiva;
  • Diagnóstico: causas de anemia e diarreia, colheita de biópsias, detecção de tumores, esclarecimento de alterações identificadas em outros exames;
  • Tratamento: dilatação esofágica, remoção de corpos estranhos, excisão de pólipos, fulguração de vasos anómalos, injeção endoscópica de fármacos ou aplicação de clipes para controlo de hemorragias digestivas;
  • Combinação com ecografia – Eco-Endoscopia digestiva alta: uma sonda ecográfica é acoplada ao endoscópio permitindo visualizar a parede do esófago, estômago e duodeno, bem como órgãos adjacentes (por exemplo, o pâncreas); permite ainda a colheita de biópsias ecoguiadas..

 

A endoscopia digestiva alta pode ainda ser usada para procedimentos bariátricos no tratamento da obesidade, para diagnosticar e tratar complicações cirúrgicas e para estratégias nutricionais em situações específicas (como colocação de sondas nasogástricas, nasojejunais ou sondas de gastrostomia ou colocação de próteses).

 

Em que situações não deve ser realizado este exame?

 

Entre os casos que não se deve realizar o procedimento da endoscopia digestiva alta é:

 

  • Ausência de consentimento informado
  • Ingestão de alimentos sólidos ou líquidos há menos de 6 horas (maior risco de aspiração e de exame inconclusivo)
  • Dificuldade respiratória
  • Alterações graves da coagulação
  • Patologia cardíaca descompensada (arritmias, insuficiência cardíaca, enfarte agudo do miocárdio recente)
  • Suspeita de perfuração visceral
  • Falta de colaboração do doente, mesmo com recurso a sedação/anestesia (patologia psiquiátrica grave)

 

Quais os principais riscos da endoscopia digestiva alta?

 

A endoscopia é um procedimento seguro. No entanto, apresenta um pequeno risco de complicações, cuja frequência aumenta com o aumento da complexidade do procedimento a realizar. As complicações raras que podem ocorrer incluem:

 

Complicações cardiopulmonares: perturbações da tensão arterial, alterações do funcionamento do coração, perturbações da respiração. Estas complicações são, geralmente, ligeiras. 

 

Hemorragia: o risco de hemorragia aumenta quando são efetuados procedimentos diagnósticos ou terapêuticos, como a colheita de biópsias, a excisão de pólipos ou a dilatação esofágica. São habitualmente tratadas endoscópicamente.

 

Laceração e perfuração do tubo digestivo superior: embora rara, a laceração pode ocorrer em qualquer parte do tubo digestivo, sendo mais frequente a nível esofágico, podendo necessitar de internamento. 

 

A perfuração é uma complicação rara e está geralmente associada a procedimentos adicionais como a dilatação esofágica ou a ressecção de pólipos de grandes dimensões. E ela pode ser tratada pela endoscopia, mas também pode necessitar de intervenção cirúrgica. 

 

Infecção: a maioria das endoscopias são diagnósticas, com ou sem realização de biópsias, o que implica um baixo risco de infeção. O risco aumenta quando são efetuados procedimentos adicionais. 

 

Os casos de infeção são habitualmente facilmente tratados com antibióticos. Em algumas situações, que impliquem alto risco de infecção, os antibióticos podem ser prescritos antes do procedimento. E como em todos os atos médicos interventivos, há um risco de mortalidade, embora muito reduzido (menos de 0,1%).

 

Após uma endoscopia, o doente deverá estar atento a alguns sinais que podem indicar o desenvolvimento de uma complicação, nomeadamente: febre, dor torácica, dificuldade respiratória, fezes negras, dor abdominal severa e persistente, vômitos e dificuldade em deglutir. Nestas circunstâncias o doente deverá ser novamente observado por um médico.

 

Deverá recorrer ao serviço de urgência, sendo portador do relatório do exame endoscópico, na ocorrência de dor torácica ou dor abdominal intensas, hemorragia gastrointestinal manifestada por vómitos com sangue ou tipo “borra de café”, ou por fezes negras ou com sangue. 

 

Quais são os cuidados que precisam ser tomados depois do exame?

 

Depois da endoscopia, o paciente fica um período em repouso na clínica até a equipe médica avaliar que está em condições para ser liberado. E devido à sedação, a pessoa não deve dirigir ou realizar qualquer atividade que exija concentração ou envolva riscos, como utilizar objetos cortantes. 

 

Podem ocorrer sintomas como leve irritação na garganta, pigarro, cólica fraca ou desconforto gasoso, que são passageiros.

 

Endoscopia digestiva alta é na Clínica Scoppo

 

A Endoscopia Digestiva Alta é um dos exames oferecidos pela Clínica Scoppo. Aqui, você realiza o procedimento com total segurança, com uma equipe médica altamente qualificada e com vasta experiência na realização do exame.

 

Fale com nossos especialistas e saiba mais sobre o EDA e como o exame é realizado. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas!

Compartilhe:

Leave comment

Rua Mato Grosso, 306, conjunto 1809

Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 2883-5691/ 2883-5692

Ligue agora e fale conosco!

MANDE UMA MENSAGEM

(11) 975155308