Nos acompanhe também nas redes sociais

Conhecendo os órgãos que compõem o sistema gástrico.

Conhecendo os órgãos que compõem o sistema gástrico.

O sistema gástrico é composto de diversos órgãos importantes para o processo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago, o intestino delgado, o intestino grosso e o pâncreas.

O esôfago é um órgão muscular que transporta alimentos do bocal para o estômago.

O estômago é uma câmara muscular que armazena alimentos e libera suco gástrico para digerir os alimentos. O intestino delgado é um tubo longo que absorve os nutrientes das comidas.

O intestino grosso, por sua vez, é um segmento de tubo que armazena as fezes, processando-as e retirando os nutrientes do organismo. Por fim, o pâncreas é um órgão que produz enzimas e hormônios que ajudam o organismo a digerir os alimentos.

Esses órgãos desempenham importantes funções no sistema digestivo, e sua saúde é fundamental para uma boa nutrição.

 

Entendendo o aparelho digestivo
O aparelho digestivo humano é formado pelo tubo digestivo e pelas glândulas anexas. O tubo digestivo é dividido em três porções: o esôfago, o estômago e o intestino. As glândulas anexas são as glândulas salivares, o fígado e a vesícula biliar.
O processo digestivo começa na boca, onde os alimentos são ingeridos e triturados pelos dentes. A saliva, produzida pelas glândulas salivares, contém enzimas que ajudam a quebrar os carboidratos presentes nos alimentos.

Em seguida, os alimentos são engolidos e passam para o estômago, onde são misturados com ácidos e enzimas para a digestão. O estômago também produz sucos digestivos que ajudam a quebrar as proteínas dos alimentos.

Depois, o alimento misturado é movido para o duodeno, onde os sucos digestivos são adicionados para ajudar na digestão. O fígado e o pâncreas também adicionam enzimas para ajudar na quebra dos alimentos.

O alimento digerido então se move para o cólon, onde os líquidos são absorvidos e as fezes são formadas. As fezes são então movidas para o reto, onde são armazenadas até serem eliminadas.

 

Processo de trituração dos alimentos e absorção dos nutrientesOs alimentos triturados e misturados com a saliva são engolidos e passam para o estômago, onde são agitados e misturados com ácidos e enzimas. O ácido e as enzimas presentes no estômago ajudam a quebrar as proteínas dos alimentos.

A absorção de nutrientes começa na boca, onde alguns carboidratos são absorvidos. No estômago, partes dos alimentos são digeridas, enquanto outras partes são absorvidas. No intestino delgado, os nutrientes são absorvidos em maior quantidade, como carboidratos, gorduras e proteínas.

 

No intestino grosso, os nutrientes são absorvidos em menor quantidade, como água, eletrólitos, vitaminas e minerais. As substâncias que não são absorvidas no intestino grosso são enviadas para o reto, onde são eliminadas do corpo.

Compartilhe:

Leave comment

Rua Mato Grosso, 306, conjunto 1809

Higienópolis, São Paulo - SP

(11) 2883-5691/ 2883-5692

Ligue agora e fale conosco!

MANDE UMA MENSAGEM

(11) 975155308