Já ouviu falar do exame de bioimpedância? Ele é o método mais usado para estimar a gordura corporal, mas também faz detecção de taxa de metabolismo basal e quantidade de água no corpo.
Para quem deseja monitorar a perda de gordura pré ou pós procedimento, esse método é imprescindível. Confira abaixo como o exame de bioimpedância é feito, qual sua funcionalidade e quais cuidados tomar na hora de realizá-lo.
Como funciona?
O exame de bioimpedância é feito em balanças que conduzem uma corrente elétrica indolor pelo corpo, através de placas de metal.
Conforme essa corrente atravessa o organismo, é possível estimar a composição corporal, porque cada tecido apresenta uma certa resistência (impedância) à passagem da corrente.
A corrente elétrica vai passar pela massa muscular, ossos e gordura em velocidades distintas. Por conterem muita água, a corrente elétrica passa mais rápido pelos tecidos magros, como a massa muscular.
O oposto acontece nos ossos e gordura, com baixa quantidade de água. Já ouviu falar que tem o coração de pedra? Aposto que esse exame pode provar o contrário.
Como o exame é realizado?
Os equipamentos utilizados para a realização do exame de bioimpedância podem ser caracterizados como regional e segmentar, em que somente uma área do corpo ou membro são avaliados, ou total.
Dois pontos de contato, em qualquer tipo de balança, são necessários para a realização do exame. Isso porque precisamos medir a corrente elétrica que de desloca pelo corpo! Esses pontos de contato podem ser as duas mãos, os dois pés ou uma mão e um pé.
Se você quiser um exame mais preciso, busque utilizar como ponto de contato uma mão e um pé. Quanto os pontos de contato são as duas mãos, a balança medirá principalmente a composição superior do corpo, enquanto em pontos dos dois pés, será melhor aferida a parte inferior.
O que ele avalia?
Para que o exame de bioimpedância seja mais preciso, informações como sexo, altura e idade da pessoa analisada devem ser coletadas e inseridas no equipamento. Nossa composição corporal varia conforme a idade, altura e sexo, e a balança precisa analisar esses parâmetros.
Uma mulher baixa e com sobrepeso pode ter o mesmo peso que um homem alto e atlético, mas suas composições corporais serão bem diferentes.
Quando devo realizar o exame?
Se você deseja perder gordura ou ganhar massa muscular de forma saudável, fazer o exame de bioimpedância pode te ajudar a alcançar os seus objetivos.
Por avaliar nossa composição conforme tecidos, o exame possibilita que você acompanhe a sua evolução durante o seu processo de emagrecimento ou de desenvolvimento muscular.
Veja abaixo as principais informações que se podem obter através do exame:
- Índice de Massa Corporal – IMC;
- Gordura corporal total;
- Massa livre de gordura;
- Quantidade de massa magra;
- Quantidade de água no corpo;
- Taxa de metabolismo basal;
- Relação Cintura-Quadril – RCQ
- Impedância de cada segmento corporal.
Ele é sempre preciso?
Como qualquer outro exame, alguns fatores podem interferir na qualidade e precisão dos resultados. Em pessoas obesas a análise de bioimpedância pode ser menos precisa, e em casos de desidratação, as estimativas de massa muscular e massa óssea podem ficar abaixo das reais.
A ingestão recente de alimentos ou bebidas, assim como a prática de atividade física de alta intensidade logo antes do exame, podem atrapalhar a leitura.
Caso você vá fazer exame, não consuma álcool, doces e bebidas com cafeína entre 24 a 48 horas antes do procedimento, não faça saunas durante as 12 horas que antecedem o exame, fique em repouso por alguns minutos e também vá ao banheiro 30minutos antes.
Já posso fazer?
Depende! Grávidas, crianças, pessoas com pinos ou placas metálicas e usuários de marca-passos não podem realizar o exame. Mas, calma! Existem outras formas de estimar a gordura corporal, seja tirando as medidas da cintura, calculando o IMC ou através de exames de imagem, que avaliam a quantidade de massa óssea e gordura corporal.
Pergunte ao seu médico! O exame pode ser feito em clínicas estéticas ou em consultórios que dispõem do equipamento, como é o caso da Clínica Scoppo. Nossos nutricionistas e endocrinologistas utilizam a bioimpedância para avaliar e acompanhar nossos pacientes durante o tratamento.
Também é possível compartilhar os resultados dos exames com personais trainers e profissionais da educação física, para montar treinos específicos, adequados às suas necessidades.
Com periodicidade, você poderá ter um controle sobre suas mudanças corporais e avaliar a sua evolução. Consulte nossa equipe e agende também seu exame!