O processo de emagrecimento pós-operatório de uma cirurgia bariátrica é composto por várias fases: da dieta totalmente líquida até a completa reintrodução de alimentos sólidos.
É imprescindível o estabelecimento de uma dieta equilibrada, mas em cada uma dessas fases há alimentos que devem ser consumidos, e outros que devem ser evitados. Precisamos recuperar o sistema digestivo, que foi alterado com o objetivo de diminuir a quantidade de comida tolerada pelo estômago ou para modificar o processo natural de digestão.
Entenda as fases nutricionais do pós-operatório, feitas para que o sistema digestivo precisa se adaptar às mudanças pós-cirurgia:
Fase 1 – 3 a 10 dias: Dieta Líquida Clara
Logo após a cirurgia, o principal objetivo da dieta é a reidratação e readaptação do trato digestivo e absortivo, que está muito sensível. Com baixíssima ingestão de calorias, em média 500 kcal/dia – na Dieta Líquida Clara a alimentação é composta por poucos ou nenhum resíduo alimentar.
São consumidos em porções com volume entre 20 e 50ml, a cada 10-30 minutos, sucos coados (evitando frutas ácidas), chás como camomila, cidreira e erva doce, água de coco e alguns caldos de legumes e carnes coados após o cozimento e sem gordura. É preciso preservar o intestino, além de adaptar o estômago à alimentação.
Fase 2 – 5 a 10 dias: Dieta Líquida Completa ou Cremosa
Depois do período inicial de readaptação do trato digestivo, podemos reintroduzir alguns alimentos mais cremosos na alimentação. Assim conseguimos consumir mais calorias e ingerir mais energia, sem comprometer o processo de recuperação da cirurgia bariátrica.
Além de alimentos liquidificados e coados, começamos com a suplementação proteica. Na Dieta Líquida Completa começam a ser introduzidos leite, iogurtes e sopas batidas no liquidificador. Gelatinas também são permitidas.
Fase 3 – 20 a 30 dias: Dieta Pastosa
Chegou a hora de voltar a mastigar! Pronto para consumir alimentos mais pastosos e trabalhar um pouco o maxilar? Nessa fase um pouco mais longa que as anteriores, alimentos como purês, papa de arroz, polenta e legumes esmagados voltam à cena.
Priorize alimentos ricos em proteína em um consumo por volta de 75g/dia. É possível consumir legumes como abóbora, chuchu e beterraba, e também caldo de feijão, carnes magras desfiadas e até ovo mole, mexido ou em forma de omelete. Espere mais um pouco para consumir carnes mais gordurosas e o ovo frito.
Lembrando que ainda é preciso preservar o repouso digestivo, então os alimentos devem estar bem pastosos para evitarmos esforço do trato digestório.
Fase 4 – 20 a 30 dias: Dieta Branda
Chegamos na penúltima fase do processo de readaptação alimentar. Em algumas semanas a dieta volta à normalidade, então esse período serve como uma preparação para a completa reintrodução alimentar.
Aqui o processo de mastigação já está restabelecido, mas o cuidado com os alimentos ainda é necessário. Não vamos exagerar! Consuma arroz e legumes bem cozidos, sopas, carnes magras macias ou desfiadas e frutas sem casca ou bagaço.
Fase 5 – Dieta Normal
Chegou a última e definitiva fase! Após a readaptação e todo o repouso dado ao trato digestivo, aqui é importante que o paciente esteja fisicamente preparado para reintroduzir em sua rotina uma dieta completa. Por isso o acompanhamento de um profissional para avaliação é tão importante.
Agora voltamos com consumo de alimentos sólidos e aumentamos o consumo calórico. Os alimentos ricos em proteínas continuam sendo prioridade e devem ser consumidos entre 100g e 200g por dia. Ainda opte por alimentos de fácil mastigação a fim de tornar o processo eficaz até que a recuperação seja completa.
O acompanhamento de médicos, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais de saúde durante o processo de emagrecimento é fundamental. São eles quem verificam como o corpo está se adaptando e direcionam as tomadas de decisão e avanço entre as fases.
O pós-operatório é um período de mudanças no corpo e na rotina, e o suporte da família e amigos também se faz necessário. Você vai precisar repousar e quem você ama precisará se encarregar do seu cuidado e dieta por um tempinho. E, você já sabe, conte sempre com nossos profissionais para esclarecer qualquer dúvida e receber o suporte necessário durante esse período.