A colonoscopia é um exame realizado para a verificação da mucosa do intestino grosso.
O procedimento é indicado para avaliação em caso de suspeitas de câncer, sangramentos, diarréia crônica e demais doenças do trato digestivo baixo. Mas o exame não deve ser feito apenas quando há sintomas aparentes. Uma colonoscopia deve ser realizada após os 50 anos como forma de rastreio para o câncer de intestino, uma vez que esse tipo de câncer é muito prevalente no nosso meio.
Apesar de ser um procedimento simples e seguro, algumas pessoas podem sentir certo desconforto após a realização do exame. Além disso, antes que a colonoscopia seja feita, é necessário limpar o intestino. Para isso é necessário um preparo com uso de laxantes, de modo que seja possível visualizar com mais clareza todo o trato digestivo.
Para que serve a colonoscopia?
Este exame tem diversas finalidades, tais como:
Fazer a identificação de tumores;
Entender os motivos pelos quais as fezes estão com sangramento;
Descobrir a origem do problema quando o paciente tem diarreia crônica;
Diagnosticar doenças do trato digestivo baixo;
Fazer a prevenção contra câncer colorretal;
Investigar a causa de uma anemia;
Como se preparar para o exame?
Para que o procedimento possa ser realizado, o médico solicitará um preparo especial antes do exame.
Isso porque o cólon deve estar totalmente limpo, sem qualquer tipo de resíduo (seja de fezes ou alimentos).
Para tanto, o ideal é que a preparação comece dois dias antes do procedimento ser realizado. É recomendado fazer uma dieta à base de pão, arroz, líquidos, sucos, peixe, carne e iogurte, porque são alimentos de fácil digestão.
Por outro lado, é importante evitar o consumo de alimentos como frutas, leites, legumes e cereais.
Além disso, é recomendado fazer uma dieta líquida com 24 horas de antecedência, para que não fiquem resíduos no intestino grosso. Usar laxantes é outra forma de fazer tal limpeza, além de ser possível realizar uma lavagem intestinal – mas só sob orientação médica.
Como é feita a colonoscopia?
O exame é realizado com a introdução de um tubo através do reto. Para que não haja desconforto, o paciente é sedado. O tubo possui uma pequena câmera que transmite em tempo real as imagens da mucosa intestinal.
Enquanto o tubo está inserido, são injetadas pequenas quantidades de ar para que o aparelho possa progredir pelo intestino.
O exame dura cerca de 20 a 40 minutos, e após a finalização, o paciente fica mais alguns minutos na recuperação pós anestésica antes de ir para casa.
Ficou com alguma dúvida sobre o procedimento?
Entre em contato com a Clínica Scoppo!