Pesquisas apontam que há mais de 2 bilhões de pessoas no mundo acima do peso. Só no Brasil, mais de 50% dos brasileiros estão acima do peso.
Mas como chegamos a este número? Por que parece tão difícil combater o problema da obesidade? A resposta para diminuir estes números consiste na mudança de hábitos.
Em meio às estratégias e práticas para diminuir o peso, ganhou destaque o uso do balão intragástrico, um balão produzido à base de silicone medicinal.
O material é muito seguro e resistente, e tem como objetivo ocupar espaço no estômago para que a pessoa coma menos através de programas de alimentação assistidos.
No entanto, este tratamento só funciona se houver mudança real de hábitos.
Por que o balão intragástrico só funciona se houver mudança de hábitos?
A matemática é simples: para perder peso, é preciso ingerir menos e gastar mais energia. Por isso, não basta simplesmente comer menos: é preciso selecionar corretamente os alimentos a serem ingeridos.
Não adianta abrir mão de um prato saudável e equilibrado para comer um sanduíche menor se houver um número maior de calorias.
Por isso, antes de pensar em começar qualquer dieta por conta própria, é preciso mudar a relação com os alimentos através de uma reeducação alimentar. Porém, para isso, é importante ter o acompanhamento de um nutricionista. E dependendo do caso, de um psicólogo.
O tratamento com o balão intragástrico é mais eficiente quando há acompanhamento e mudança de hábitos, porque o paciente passa a entender a função de cada vitamina e nutriente, onde encontrá-los e quais resultados esperar.
Você gostou de saber sobre este assunto? Deixe o seu comentário e compartilhe nas redes sociais!